
Os internos da Colônia Penal de Simões Filho, participam do Curso de Qualificação Profissional em Pizzaiolo, oferecido pelo PRONATEC, mais uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e Secretara de Educação do Estado da Bahia (SEC), que tem como objetivo a reinserção social de presos por meio da formação profissional.
O Diretor da Unidade, Marcelo Jorge Silveira ressaltou a importância do curso para os internos. “O curso de pizzaiolo é um dos instrumentos de ressocialização que é o cerne da nossa Secretaria na garantia dos direitos humanos e da dignidade da pessoa encarcerada.”
A turma conta com 20 alunos e possui carga horária de 160 horas. Além da parte específica da formação profissional em pizzaiolo, os participantes do curso aprendem empreendedorismo, noções básicas de biossegurança, matemática básica e relações socioprofissionais.
Valdson da Silva Júnior, coordenador do curso, falou sobre a iniciativa. “Além de ajudar na ressocialização, o participante já sai com uma profissão, pois ele pode se empregar em alguma empresa ou montar a sua própria pizzaria. Além da oportunidade de aprendizado, o curso ajuda na redução da pena, visto que, a cada três dias trabalhados, é reduzido um dia da sentença”.
Já o Diretor Adjunto da Colônia, Jorge Júnior, destacou a educação como pilar no processo de ressocialização. “A educação vai muito além de uma sala de aula, ou a remissão de uma pena, posto que ela proporciona ao apenado condições para que ele possa voltar ao convívio da sociedade e agir de maneira distinta daquela que o fez cometer um ato ilícito anteriormente.”