Vacinação de reforço bivalente contra COVID-19 começa hoje nos presídios de Salvador

A população carcerária e os trabalhadores do sistema prisional começaram a ser imunizados com a vacina bivalente contra COVID-19 nessa segunda-feira (27). A estratégia de ampliação dos grupos prioritários, que acontece de forma escalonada, obedece o cronograma previsto pelo Ministério da Saúde e cumprido pela Secretaria de Saúde do Município. Em Salvador, o esquema vacinal teve início às 11h00, no Conjunto Penal Feminino, no bairro Mata Escura, com a presença do Secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), José Antônio Maia, da Secretária Estadual da Saúde Roberta Santana, da vice-prefeita e Secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, da diretora da unidade penal, Taciana Marques e o diretor da Central Médica da SEAP, Thiago Fialho.

A vacinação de reforço bivalente será realizada em todos os presídios da capital baiana, com programação a ser divulgada pela Prefeitura de Salvador. O Ministério da Saúde inclui a população carcerária como parte de grupos populacionais “caracterizados pela vulnerabilidade social e econômica que os colocam em situação de maior exposição à infecção e impacto pela doença”.

“A política de vacinação é interinstitucional, visa atender a todos como uma política de estado e nós não nos furtamos a isso. Estamos abertos a toda política de estado para atender o povo baiano, o que inclui a população carcerária”, destacou o Secretário Maia.   A vacinação com a bivalente já contempla os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.