
A servidora Alina Silva de Souza, docente no Colégio George Fragoso Modesto, situada na Penitenciária Lemos Brito, foi agraciada com devidas e pertinentes homenagens pelas Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e Secretaria de Educação da Bahia (SEC), que seguem em parceria, visando o aprimoramento e a inserção de pessoas privadas de liberdade, onde a educação e a socialização são pontos fulcrais aos dirigentes das referidas pastas.
A professora concedeu entrevistas a TVE, onde expôs sua gratidão e pontos de vista, diante da honraria prestada a ela e aos profissionais da Educação, que na ótica da professora é mais do que merecido. Ela conta que a homenagem recebida além de gratificante, lhe deu oportunidade de contar um pouco da sua trajetória de superação e sucesso, de uma criança sem oportunidades a uma educadora reconhecida e homenageada com louros por sua entrega e amor à educação, ao ensino e aos indivíduos privados de liberdade ou não.
Alina empodera-se ao falar da sua infância difícil na zona rural do interior da Bahia em Euclides da Cunha, onde morava na Fazenda Bananeira, e não tinha acesso à educação. Seus pais Sr. Vicente e Dona Izabel a enviaram para morar com seus tios Osvaldo e Marilda, na cidade de Serrinha, onde ela teve o incentivo dos pais e dos tios para com muita resiliência e determinação inciar sua carreira estudantil. Sua tia, uma respeitada educadora local, tinha como lema que a educação era a independência pelo conhecimento e este foi o foco de Alina, que após uma difícil infância, sem oportunidades, deram lugar a uma educadora forte, determinada, dona de um sorriso seguro e cativante.
“Minha vida sempre foi pautada pela educação e conhecimento que adquiri e repasso aos educandos com muito amor ao seu ofício. Faço questão de frisar como a educação faz a diferença em uma vida. Estou lisonjeada com a homenagem e reconhecimento do meu trabalho e para toda a classe dos profissionais dedicados à Educação.” finalizou Alina Souza.
A entrevista vai ao ar no próximo dia 15 de outubro, dia do professor, nos Programas TVE Revista (ás 12h) e TVE (ás 18h30).
“A educação liberta“ Paulo Freire