Perfil do Secretário

Nestor Duarte Neto

 

NESTOR DUARTE GUIMARÃES NETO,  nasceu  em Salvador, em 14/11/1956, filho de Marcelo Ferreira Duarte Guimarães e D. Amália Maria Gordilho Duarte Guimarães, é casado com D. Verônica Viana Coelho Duarte Guimarães de cujo consórcio conjugal, advieram os filhos Juliana - casada com Fernando Diniz Gonçalves Porciúncula (pais da neta JÚLIA) e Marcelo Neto. Cursou o primeiro grau no Centro Educacional Sophia Costa Pinto, também o segundo (curso científico), fazendo no mesmo estabelecimento, concomitantemente, formação em Técnico em Administração, de cuja turma foi o Orador, tendo presidido  o Grêmio Estudantil Tenório de Albuquerque, daquele educandário.

Aprovado simultaneamente em vários concursos vestibulares, no mesmo ano, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado da Bahia - onde pontificaram, como consagrados mestres do direito, o seu avô homônimo, Nestor Duarte Guimarães, e seu pai, Marcelo Duarte Guimarães -  graduando-se  Bacharel em Direito pela turma de 1980 da qual, foi o orador. 

Eleito por votação direta, representou o Curso de Direito no célebre Congresso da Reconstrução da UNE, ocorrido em Salvador - o primeiro evento estudantil público brasileiro após o golpe militar de 1964.

Ainda estudante, em 1978, candidatou-se a deputado estadual, tendo alcançado a primeira suplência que o levou a assumir o mandato poucos meses após iniciada a legislatura.  Firmando-se como grata revelação no desempenho parlamentar, elegeu-se para a Assembleia Legislativa em 1982 (onde exerceu, dentre outros, o cargo de Secretário da mesa diretora), mandato que cumpriu integralmente até conquistar uma cadeira de deputado federal, pela primeira vez.  Reelegeu-se em 1986 (acumulando com a função de membro da Assembleia Nacional Constituinte), em 1990 e 1994.

Na Câmara dos Deputados, além de participar de várias Comissões permanentes (com destaque para as de Agricultura e Política Rural e Constituição e Justiça), integrou, como Constituinte, a Comissão de Organização do Estado na elaboração da Carta Magna de 88 - da qual é um dos subscritores, como seu avô também houvera sido, no passado - tendo exercido, também na Constituinte, a função de Vice-líder do PMDB, sob a liderança do Senador Mario Covas. 

Na vida partidária, presidiu os diretórios estaduais do PMDB e PSDB, por quatro anos cada, e presidiu a coligação PSDB/PDT às eleições municipais de Salvador, em 2004. Presentemente, é primeiro suplente de Senador, eleito em 2010, 

Desde muito jovem desenvolve, na iniciativa privada, atividade produtiva no agronegócio sendo um agropecuarista referenciado no setor.

Na administração pública, exerceu por dois anos e meio o cargo de Secretário de Transporte e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Salvador, de 2005 a 20 07 e, em 2011, a convite do então Governador do Estado, Jaques Wagner, assumiu - para instalar  a recém-criada Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização - o cargo de Secretário de Estado, que continua a exercer, atendendo a convite do atual governador Rui Costa.

Sempre participou de vários conselhos de administração de importantes empresas públicas - como URBIS e EBAL  - e, no momento, além de integrar o Conselho Deliberativo da CONDER, preside pela segunda vez  o Conselho Penitenciário do Estado (CONPEN). 

É detentor de numerosos títulos e condecorações estaduais e nacionais, dentre as quais, a "Medalha Thomé de Souza", concedida pela Câmara Municipal de Salvador e a "Medalha 2 de Julho", outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado.